segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quem foi Truman Capote?



”Não sou um santo. Sou um alcoólatra, um drogado, um homossexual e um gênio.Certamente, poderia ter sido todas essas quatro coisas e ter continuado sendo um santo”. (CAPOTE)


Truman Streckfus Persons, ou como ele é conhecido, Truman Capote, foi um importante jornalista, pioneiro no gênero chamado de Novo Jornalismo (New Journalism). 

Truman nasceu em 30 de dezembro de 1924, em Nova Orleans, filho de um casal problemático, o pai era um conquistador e a mãe alcoólatra. A união dos pais de Capote terminou poucos anos depois de seu nascimento. Aos quatro anos o menino passou a viver no Alabama com algumas primas e tias de sua mãe que era órfã.

Desde cedo o garoto apresentou uma personalidade forte, vestia-se diferente dos demais meninos de sua idade estando sempre com as roupas limpas e impecáveis, características que herdou de sua mãe que era uma jovem sonhadora que almejava viver uma vida cheia de luxos; já de seu pai herdou o gosto por contar historias, aprendeu a ler e escrever sozinho dedicando-se a escrita, aos onze anos passava três horas por dia escrevendo.

Sua mãe casou-se novamente passando a viver com o novo marido em Nova York. Truman se afeiçoou ao padrasto adotando o sobrenome Capote para si. O padrasto proporcionou a ele uma boa educação matriculando-o nas melhores escolas daquela época, mas o garoto dedicava-se apenas a escrita e por esse motivo repetiu a maioria das matérias levando seus professores a considera-lo um retardado, acusação que foi desmentida por um psiquiatra que afirmou que Capote era um gênio e usava sua inteligência para provocar os outros. 

Sua primeira experiência com o jornalismo foi em 1939, quando a família Capote passou a residir em Greenwich, Connecticut; onde Truman estudou na Greenwich High School, e escrevia para dois jornais literários da escola, “The Green Wicht” e o jornal da instituição.

Acostumado com o vai e vem, Capote conquistou sua independência muito cedo, aos dezessete anos terminou os estudos e se emancipou; seu primeiro emprego foi como mensageiro de departamento de artes na “The New Yorker”, que não durou muito por não admitir ser mensageiro dizendo ser escritor. Passou então a se dedicar inteiramente a literatura, e com a publicação do conto Miriam ganhou notoriedade e o prêmio Henry*, passando a escrever para alguns jornais e revistas como escritor. Aos vinte de dois anos, o garoto de gênio forte e irreverente publica seu primeiro livro, “Other voices, other rooms”, que oficialmente deu inicio a sua carreira literária.

“Other Voices, Other Rooms foi uma tentativa de exorcizar demônios, uma tentativa inconsciente e totalmente intuitiva, na qual eu não estava ciente, exceto em alguns incidentes e descrições, da existência de qualquer grau autobiográfico”. (CAPOTE, Truman).

Foi com o livro “Breakfast at Tiffany’s”, lançado em 1964 e adaptação para o cinema e interpretado pela novata Audrey Hepburn, que Truman começou sua consagração como um grande escritor; mas com “In Cold Blood” (A Sangue Frio), lançado em 1966, ele atingiu o ápice de sua carreira; o jovem e petulante autor criou um “Best Seller” aclamado pelas criticas.

“O dinheiro não tem a mínima importância, desde que a gente tenha muito”. (CAPOTE, Truman).

Com o sucesso, Capote conheceu pessoas influentes e tornou-se uma influência, amava o luxo, e esbanjava comprando mansões e frequentando boates que somente alta classe frequentava. Após a publicação de “In Cold Blood” (A Sangue Frio), Truman passou a se dedicar menos à escrita, acabou se envolvendo com álcool e drogas, sentia-se pressionado e incapaz de escrever algo tão bom quanto seu último sucesso, mesmo assim ele trabalhou durante anos em Suplicas Atendidas que nunca fora publicado na integra (somente alguns trechos pela revista Esquire em 1975), o restante do livro nunca foi encontrado, o que deixa a duvida se o livro realmente havia sido finalizado.

Truman Capote faleceu em 25 de agosto de 1984 na cidade que mais detestava Los Angeles, EUA. Ele estava hospedado na casa de uma amiga, Joanne Carson onde dormiu e não mais acordou; seu vício por álcool e barbitúricos o levará ao óbito. Capote morrerá pouco antes de completar sessenta anos, não deixou filhos nem família, seu legado para a sociedade foram seus livros e a criação de um novo gênero literário.


Referências: CAPOTE, Truman. A Sangue Frio (In Cold Blood). 1º Ed., São Paulo: Abril.S.A, 1975. P. 93-96, 408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário